domingo, 18 de julho de 2010

Surdinas para estudo: Ter ou não Ter? Eis a questão.

O jornal da Associação Internacional de Trompete trouxe na edição de junho de 2010 um artigo assinado por Robert Redmond com a avaliação de diversos modelos de surdinas para estudo.
O artigo foi bem elaborado e apresentas as surdinas avaliadas em contexto de Volume, Afinação, Tocabilidade (Resistência) e Preço.
Antes de citar as surdinas, vale considerar: Para que serve uma surdina de estudo? Resposta: Para se poder praticar em qualquer lugar e qualquer hora. Mas essa prática é eficiente? Para mim, não! Praticar não é só o exercício muscular de lábios e dedos, praticar é ouvir o som, suas cores e seu formato. Penso que esse equipamento tenha mais uma função psicológica que prática.
Não foi possível praticar hoje? Aproveite a noite para descansar, ouvir ou ler algo sobre seu repertório. Você não vai esquecer como tocar até amanhã.
A sugestão que faço, é que a surdina seja utilizada para aquecimento para aqueles que se sintam mais confiante na hora de tocar. A experiência pode mostrar que o aquecimento é importante mas não fundamental. A dependência do aquecimento pode gerar uma ansiedade desnecessária que pode prejudicar a performance muito mais que a falta de umas poucas notas antes da apresentação.
Pela própria avaliação do artigo, nenhuma das surdinas obteve nota máxima em todos os itens, ou seja, a mais afinada, não é a que produz menos som, nem a mais fácil de tocar.
Agora, se sua situação não permite que você estude por poucos dias, considere a possibilidade se isso for proporcionar mais conforto físico e mental.
Ano passado, ao realizar a turnê pelos Estados Unidos, simulei todas as situações em recitais aqui no Brasil, dirigir várias horas, ficar em hotéis por dois dias sem estudar e no dia seguinte tocar um recital de 1h15m, chegar em locais sem estrutura para descanso antes da apresentação e muitos outros fatores que poderiam influenciar na performance. Só não foi possível simular uma gripe.
A parte musical estava pronta, estudar um dia há mais não iria trazer novidades. A mente estava tranquila pois na simulação as coisas funcionaram, logo, a surdina de estudo seria apenas um peso há mais na bagagem. Porém, se isso traz algum conforto para seu melhor desempenho, escolha um bom modelo e divirta-se sem ficar refém do equipamento.
Os links para os modelos citados no artigo encontram-se na barra lateral em Surdinas.
O quadro abaixo é a transcrição da avaliação dos diferentes equipamentos.
Practice mute
View more documents from Tonicocardoso.

Extraído de REDMOND, R. The Latest in Practice Mutes, in: International Trumpet Guild, Vol. 34, nº 4, Jun, 2010, p.64-67.

Clicando aqui, você encontra uma tabela de comparação com mais detalhes.

16 comentários:

  1. legal seu artigo tonico, meu nome e Elimar, sou aluno do curso da CFM da Fames, custumo sempre ler seus artigos, por coencidência estou querendo comprar uma surdina para mim, pois aqui em casa meu irmao precisa trabalhar no quarta ao lado. Tenho um bach stradivarios modelo 37. estava pensando em comprar uma surdina, olhei no site da plander e vi 3 marcas, di pardini, denis wick, barch stradivarius ultra, qual dessas surdinas vc me aconselha, levando em conta meu instrumento. se puder me mandar a resposta pro meu e-mail eu agradeceria elimarvolts@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Olá professo Tonico meu nome é Eduardo Lucas sou aluno do 2ºperiodo do curso de Bacharelado em trompete na Fames sob a orientação do professor Pedro Mota admiro muito o trabalho do senhor infelizmente o senhor foi para Goiânia e nao tive o previlégio de ter aula com o senhor,mas eu gostaria de saber do senhor, quais as marcas de surdinas o senhor indicaria.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo,
    O artigo foi sobre surdinas de estudo, certo?
    Bom, para conhecer as referidas surdinas, seguindo o resultado dos testes (ver tabela) comprei a Shhhmute.
    Ela funciona muito bem. É bastante livre para tocar, a afinação acima das expectativas e uma intensidade desejável para tal equipamento.
    Comprei pelo site e chegou muito rápido. Custou, com frete, R$100,00. Vou comprar uma para picollo para experimentar. O melhor de tudo que vou poder tocar um pouco aos domingos de manhã cedo. ;)
    Espero ter ajudado, grande abraço, sucesso nos estudos,

    ResponderExcluir
  4. Aurélio Nogueira de Sousa29 de setembro de 2010 às 16:50

    Então professor Tonico tenho aquela sudina eletronica a qualidade do som quando estudo nela não fica legal mesmo, mas se for por motivo de mais horas de estudo o que o senhor acha de usar tal surdina de estudo para estudar na madrugada/
    Estou pensando nisso porque estou com filho recem-nascido queria sua opinião?

    ResponderExcluir
  5. Aurélio,
    Parabéns pelo filho. Que seja fonte de muitas alegrias.
    Bom, quais opções você tem?
    Nesse caso, vale estudar com a surdina, mas alterne com períodos sem o equipamento para ouvir seu som.

    Abçs,

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber qual é a surdina ideal para q meu trompete fique com som de lata ou abelha, surdina usada para jazz, qual seria uma boa opção, abs

    ResponderExcluir
  7. Oi Pollo,
    Você deve estar se referindo à surdina Harmom. Procure uma boa marca e teste tocando os graves.
    Obrigado pelo contato.
    Abçs,

    ResponderExcluir
  8. Tonico gostaria de saber que tipo de surdina se usa em solos?

    ResponderExcluir
  9. Caro colega,
    Existem dezenas de surdinas. Qual solo você deseja tocar?
    Abçs,

    ResponderExcluir
  10. Gostaria que o senhor me indicasse uma surdina para solar MPB.

    ResponderExcluir
  11. Pensando rápido, sugiro uma cup-mute.
    Abçs,

    ResponderExcluir
  12. O srº ja ouviu falar na DI PARDINI?
    modelo: DP301
    :: Surdina Multiplay para Trompete (3 efeitos)
    :: Completa efeito Cup
    :: Somente o cone central efeito Straight
    :: Somente tampa efeito Plunger

    ResponderExcluir
  13. ola tonico, gostaria de saber como faz para pintar meu trompete, se eu posso botar tinta dentro da corneta? hein?quero pintar de vermelho

    ResponderExcluir
  14. OLÁ PROFESSOR ! TENHO UM YTR 2335
    ESTUDO A NOITE E AS VEZES ATRAPALHA OS VIZINHOS, QUAL A SURDINA QUE VC ME INDICA ! GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Eliel,
      Sem sombra de dúvidas recomendo a Sssshhhhhmute, da Bremner.
      Estudo em hoteis e até em casa de madrugada, sem reclamações. ;-)
      Abçs,

      Excluir