quinta-feira, 28 de maio de 2009

Shostakovitch


Ao entrar no Theatro Carlos Gomes para o primeiro ensaio, qual foi minha surpresa com a sonoridade da OFES, não que seja um novo som, mas por vinte anos eu estava dentro e agora ouço com ouvidos de ouvinte. A orquestra estava com um som amplo, quente e internamente equilibrado.
Os ensaios transcorreram tranquilamente. A pianista Irina Voro tinha completo domínio técnico e musical da parte, e o Maestro Marcos Arakaki conduzia as cordas, superando os desafios da obra.
No dia do concerto, a energia estava boa, eu estava muito feliz por estar tocando uma obra muito significativa para o repertório de um trompetista. O trompete tem uma função especial nesse concerto. Ele não apresenta virtuosidade quando comparado ao piano, mas é responsável pelo brilho e pelo caráter giocoso do terceiro movimento. O segundo movimento traz a exposição do tema: hora de mostrar as possibilidades dinâmicas e timbrísticas do instrumento, ainda mais que no movimento que se segue encontram-se elementos de "fanfarras" e dinâmicas em fortissimo.
Foi um grande prazer em tocar com a OFES. Agradeço ao Maestro Helder pelo convite e posso dizer que foi muito bom tocar em casa.

Recital 13 maio


Fotos: Jonas Figueiredo
No último dia 13, apresentei meu primeiro recital como Professor de Trompete da EMAC/UFG. A sala possui uma acústica muito boa para o trompete. Também foi uma grande satisfação tocar com o Prof. Gunther. Nos detivemos em alguns detalhes da Sonata (Hindemith): atender as recomendações metronômicas do compositor e no coral final, onde analisamos a melodia de acordo com o texto luterano, mudando as respirações em relação às minhas apresentações anteriores da obra.
A Pequena Suíte (Lacerda) é uma obra impregnada de humor. Em uma sala viva como a que tocamos, foi muito divertido ouvir a ressonância dos "cortes". Na sequência, Zaraida Polka (Loosey), obra do final do Séc. XVIII, escrita originalmente para cornet, representando o amadurecimento da família dos trompetes para a interpretação de composições virtuosísticas.
Para encerrar, por sugestão do Prof. Gunther, Suíte Recife (DUDA), obra popular entre os trompetistas.
O Bis, previamente combinado com a platéia, apresentou A Song from the Heart (Ewazen), composição simplesmente bela!
Agradeço a presença de todos e, espero em breve, tocar mais por aqui.