quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Francisco Mignone


Do compositor paulista, apresentaremos "Cinco Cirandas" de 1983.
A Cinco Cirandas para trompete em Si bemol e piano (facultativo), foi encomendada ao compositor pelo Instituto Nacional de Música para o II Concurso Nacional Jovens Intérpretes da Música Brasileira. O concurso foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e foi vencido pelo trompetista pernambucano Nailson Simões.A obra é dividida em cinco movimentos, cinco cirandas, cinco brincadeiras de roda infantis. Em cada uma das cirandas, sem título, o compositor sugere indicações de caráter, nesse caso mais significativas que indicações metronômicas.
Segue o link de um artigo publicado na Wikipedia, escrito por Béhague no New Grove Dictionary of Music and Musicians.

Saiba mais!

Repertório Tour '09

Finalizamos a escolha do repertório para as apresentações em novembro. Alguns critérios foram observados: o primeiro, obras compostas para Trompete e Piano, redução ou transcrição realizadas pelo autor. O segundo, tocaremos compositores com um catálogo em que constem obras de música de câmara, obras vocais, para orquestra sinfônica, e cuja produção no século XX influenciou, ou ainda influencie, toda uma geração de compositores e instrumentistas.
O terceiro critério é de caráter temporal: obras compostas no Século XX, até porque as master-classes terão esse tema.
O critério do trompete, priorizou as obras com desafios técnicos e musicais, com contrastes entre passagens rápidas e lentas, agudas e graves, fortes e pianos, cores no som, enfim, um repertório que mostre as possibilidades do Trompete Brasileiro.
As obras selecionadas serão apresentadas em dois programas diferentes, sobre os quais escreverei em breve.
Nos próximos posts comentarei os compositores e as obras escolhidas.
Bom, agora é estudar MUITO, e equacionar ensaios com a pianista que está há quase 2.000Km daqui!