Na escolha do repertório para a Tour '09, começamos por definir as Sonatas que farão parte dos programas, especificamente três obras. Um artigo publicado pelo trompetista Luis Engelke (Obras brasileiras para Trompete no Século XX), lista diversas obras escritas para o instrumento.
Em relação às Sonatas, Engelke cita a Sonata composta por Cláudio Santoro, em 1946; Francisco Mignone, em 1970; uma Sonatina de Ernest Mahle escrita em 1979; a Sonata de José Alberto Kaplan, em 1987; Osvaldo Lacerda em 1996. Incluo na lista, a Sonata para Trompete e Piano (2001) de Nikolai Brucher, dedicada ao trompetista Nailson Simões.
Em meu arquivo falta somente a Sonata do Mignone... quem souber...
Para esse ano, a Sonata do Kaplan não vai fazer parte dos programas visto que ela foi apresentada ano passado no Memorial Hall, em Lexignton.
Em uma primeira análise, tocaremos Lacerda, Santoro e Brucher, salvo se condições de duração, e combinação com as outras peças do programa indicarem duas delas.
Nas próximas postagens comentarei um pouco sobre cada Sonata, forma de aquisição e aspectos técnicos e musicais, que considero fundamentais para a concepção interpretativa das sonatas.