quinta-feira, 18 de junho de 2009

Baía de Todos os Santos - Salvador BA


A lua...

... a dois passos do paraíso


Ilhabela SP.

... teria ficado por lá.

Protegendo os lábios (2)


A postagem sobre proteção dos lábioS tem sido bastante acessada e, atendendo aos pedidos, vamos desenvolver um pouco mais o assunto.
De uma maneira geral, os trompetistas são afccionados por lábios (embocadura). Eu não poderia diminuir a importância dos lábios, visto que ele é para o trompete o que a palheta representa para o saxofone, por exemplo, Com a vantagem de não precisarmos trocar e manter na água durante a prática, além de ser bem mais econômico!
A estrutura dos lábios é formada por vários músculos. O mais importante é o orbicular dos lábios, o único músculo da face a se apoir nos outros músculos e não nos ossos do crânio. Como está preso aos outros músculo da boca é também o que mais trabalha. Assumindo grande variação de formatos.
O orbicular é um músculo frágil e ao mesmo tempo forte, principalmente em conjunto com os outros músculos da face. Como todo músculo envolvido em uma atividade física, tem que ser bem tratado para um melhor rendimento.
O problema começa, ou os problemas começam, quando o trompetista transforma o lábio no centro de suas angústias, de seus problemas técnicos e suas consequências musicais. O lábio é o elemento que vibra, mas não produz a vibração. O lábio vibra na medida que o ar passa por ele, ou seja, uma boa vibração labial está condicionada à um ar/repiração de qualidade.
Um ar insuficiente obriga ao trompetista á pressionar o bocal contra os lábios, causando sofrimento do músculo. Vamos pensar: de um lado, uma parede (dentes), do outro metal (bocal), no meio sob pressão, os lábios...
A verdade inquestionável é que o lábio de todo trompetista é exigido ao máximo, mas devemos mudar o foco, concentrando na respiração toda a responsabilidade por tudo que acontece, se foi bom, respiramos bem, se não foi como gostaríamos, respiramos mal. O lábio não tem nada a ver com isso! Preserve-o! Salve um lábio! o seu lábio!
O Prof. Edgar Batista dos Santos "Capitão", várias vezes me falou que o lábio só suporta 12 segundos sem afastar o bocal. A partir desse tempo, falta irrigação sanguínea e o músculo começa a sofrer. Mais uma vez volto à respiração, pois os 12 segundos seriam um sonho em algumas obras... lembre-se do último movimento da Sonata (Hindemith)... o coral... Respirar diminui a pressão do bocal sobre os lábios (O quarto dedo da mão direito pode ajudar. Deixe-o fora do apoio, afinal o trompete não vai fugir!)
Porém, o lábio inchou! E agora? Se vc estiver estudando, pare! Aproveite o tempo para ler, ouvir, caminhar, correr... não insista! Vai ser pior!
Um lábio inchado causa perda do controle muscular, deformação na abertura dos lábios, perda das sensações nos lábios, alteração na circulação sanguínea e endurecimento do tecido, ou seja, complicou! Já era! "Foi!"
Pare! Recomece amanhã refletindo sobre o que causou o inchaço.
Dentre as causas, destacamos: alergias ao bocal, comidas salgadas e apimentadas, infecções, gripes e febres, medicamentos, refluxo, dentre outras. A maior causa de inchaço é a demasiada pressão do bocal. Por isso, RESPIRE MUITO, e não coloque o quarto dedo da mão direita no aopio.
RESPIRE, toque, pense na música que está fazendo, reflita e apague a palavra EMBOCADURA da sua cabeça! RESPIRE SEMPRE E MUITO!