domingo, 15 de abril de 2012

Professor

P: Comprei um trompete há algum tempo e logo que pude comecei a estudá-lo, mas precisei parar e não voltei mais para as aulas que duraram poucos meses. Bom, minha dúvida é a seguinte, e possível aprender por mim mesmo? Possuo um material bem interessante sobre o instrumento, contudo não sei por onde começar...  (EN)

R: E possivel sim, mas um professor tornará essa jornada mais fácil. Sozinho, você podera adquirir vicios e formas incorretas de tocar que poderão te prejudicar muito, em termos de saude mesmo!
Um professor indicara estudos e exercicios adequados para o seu nivel e seus propositos, alem de estabelecer uma rotina que acelera o seu aprendizado. Procure um professor que voce confie, e nem que seja mensalmente, apresente o seu progresso para ele.
No mais, ouca muito as boas gravacoes, respire muito, relaxe e divirta-se tocando trompete.
Espero ter ajudado.

Afinação

P: Gostaria de saber se poderia me indicar alguns videos e livros ou apostila para melhorar a afinação e percepção Musical? (FP, Vitória-ES)

R: Os dois aspectos que você menciona são indissociáveis. Acredito que solfejar fora do "tom" não implica em tocar fora do "tom", afinal contores devem cantar afinados, nós devemos tocar afinados.

Vamos considerar que os equipamentos (trompetes, bocais e surdinas) funcionam corretamente.
Se sua ansiedade é causada pelo desempenho no trompete, ouça tudo que você toque com um ouvido crítico e até um afinador para tirar dúvidas, unica e exclusivamente como ferramenta de estudos, NUNCA na estante ligado todo o tempo.
Utilize as correções das afinações do primeiro e terceiro pistons. Um Ré alto, com a volta de afinação fechada, vai refletir no Mi, no Fá e seu Sol soará alto, na sequência, o La continuará alto e o Do estará completamente fora do centro da nota.
A falta de correção faz com que músculos do sistema embocadura trabalhem desnecessariamente para manter a nota no centro, diminuindo a resistência, prejudicando a afinação, aumentando a pressão do bocal, perdendo o controle da afinação, pressionando o bocal com mais força... não tem fim. Nesse caso, o melhor a fazer é guardar o trompete e ir caminhar.
Os anéis em cada um das bombas de afinação não foram um brinde do fabricante, utilize-os, deve ajudar bastante.
Respire a capacidade plena dos seus pulmões e relaxe. Não descarte a possibilidade que uma respiração não eficiente pode comprometer a afinação.
Estude muito e com uma atitude crítica positiva, refletindo sobre tudo que está acontecendo.
Para aperfeiçoar sua percepção musical sugiro o software Ear Master 5.
Me envie os resultados.

Sucesso.