2011 acabou. Passou rápido, muito rápido. Trompetisticamente falando, o que fizemos no ano que passou? Estudamos mais? Fomos mais disciplinados? Tivemos êxito em nossas performances? Ampliamos o repertório? Essas respostas podem definir o novo ano que se paroxima.
Cada vez mais as "distrações" da vida moderna nos tomam um tempo precisoso. Nada contra às redes sociais, ao tempo gasto assistindo vídeos na internet, mas o equilíbrio entre estudo e lazer é fundamental. Se um ano se passou e nosso repertório permanece o mesmo, nem uma performance foi realizada, estudamos sem uma programação definida, sem objetivos, simplesmente tocamos. Tocar é bom, mas nossa experiência vem da prática, da experiência no palco, como um piloto de avião, cuja experiência é hora de vôo, não simulador.
Aproveitando o ano olímpico que chega, vamos observar os atletas e sua preparação metódica e disciplinada sempre objetivando a competição. Na preparação para a final olímpica, muitas competições menores proporcionam confiança e meios de avaliação do trabalho realizado. A analogia com o esporte se resume à preparação. Sorte nossa que em música não competimos, não disputamos quem toca mais rápido, mais agudo, mais grave, mais forte, nada que mereça uma medalha, mas uma disputa interna nos motiva, ou deveria, a subir no palco novamente e tocar, simplesmente pensando em música.
Vamos aproveitar os últimos dias de 2011 para traçar nossas metas musicais e nossos objetivos com o trompete. Para evitar frustrações, o repertório deve ser algo em nosso limite, mas ao mesmo tempo que esteja ao alcance. Para chegar lá, o que vamos, e como vamos estudar? Muito cuidado com Planejamento, essa é a palavra de ordem para subirmos mais um degrau musical. Vale sempre lembrar que nos momentos em que não estamos estudando, em algum outro lugar alguém está estudando, e um dia em uma disputa por uma vaga para orquestra ou em uma universidade, o encontro será inevitável, e o resultado já sabemos.
Vamos assistir concertos e recitais ao vivo, sempre leiam um livro, ouçam todos os gêneros e estilos de música, desde que tenham qualidade.
Por enquanto, férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário