quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ano Novo

2011 acabou. Passou rápido, muito rápido. Trompetisticamente falando, o que fizemos no ano que passou? Estudamos mais? Fomos mais disciplinados? Tivemos êxito em nossas performances? Ampliamos o repertório? Essas respostas podem definir o novo ano que se paroxima.
Cada vez mais as "distrações" da vida moderna nos tomam um tempo precisoso. Nada contra às redes sociais, ao tempo gasto assistindo vídeos na internet, mas o equilíbrio entre estudo e lazer é fundamental. Se um ano se passou e nosso repertório permanece o mesmo, nem uma performance foi realizada, estudamos sem uma programação definida, sem objetivos, simplesmente tocamos. Tocar é bom, mas nossa experiência vem da prática, da experiência no palco, como um piloto de avião, cuja experiência é hora de vôo, não simulador.
Aproveitando o ano olímpico que chega, vamos observar os atletas e sua preparação metódica e disciplinada sempre objetivando a competição. Na preparação para a final olímpica, muitas competições menores proporcionam confiança e meios de avaliação do trabalho realizado. A analogia com o esporte se resume à preparação. Sorte nossa que em música não competimos, não disputamos quem toca mais rápido, mais agudo, mais grave, mais forte, nada que mereça uma medalha, mas uma disputa interna nos motiva, ou deveria, a subir no palco novamente e tocar, simplesmente pensando em música.
Vamos aproveitar os últimos dias de 2011 para traçar nossas metas musicais e nossos objetivos com o trompete. Para evitar frustrações, o repertório deve ser algo em nosso limite, mas ao mesmo tempo que esteja ao alcance. Para chegar lá, o que vamos, e como vamos estudar? Muito cuidado com Planejamento, essa é a palavra de ordem para subirmos mais um degrau musical. Vale sempre lembrar que nos momentos em que não estamos estudando, em algum outro lugar alguém está estudando, e um dia em uma disputa por uma vaga para orquestra ou em uma universidade, o encontro será inevitável, e o resultado já sabemos.
Vamos assistir concertos e recitais ao vivo, sempre leiam um livro, ouçam todos os gêneros e estilos de música, desde que tenham qualidade.
Por enquanto, férias.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

I Workshop de Bandas "Ciranda da Arte".

I Workshop de bandas realizado pela secretaria de Educação do estado de Goiás e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, com o apoaio do IFG Goiânia, Roriz e Quasar instrumentos musicais, AOSPEC (Associação Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado), e YAMAHA musical do Brasil através do Programa Sopro Novo Bandas.
entrem no site e acessem todas as informações, www.aospec.xpg.com.br
Não perca esta grande oportunidade!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Finale 2011

Minicurso: EDIÇÃO DE PARTITURAS COM FINALE 2011

MC-51: EDIÇÃO DE PARTITURAS COM FINALE 2011
Responsável: Antonio Marcos Souza Cardoso (UFG)
Ementa: Edição e revisão de partituras com a utilização do software Finale 2011, o programa mais utilizado para notação musical.
Data: 12 a 14/07/2011
Horário: 08h00 às 10h00
Carga horária: 6 horas
Público alvo: Geral
Valor: R$ 10,00

Clique aqui para fazer sua inscrição.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arutunian - Concerto para Trompete.

Dia 16 de junho, eu e a Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado, apresentaremos o Concerto para Trompete de Alexander Arutunian (1920). O Concerto para Trompete em Lá bemol Maior (1950) foi escrito para o trompetista russo Timofei Dokschitzer. Além da estreia, Timofei imigrou para os EUA e foi o responsável pela introdução da obra no país. O concerto foi "rapidamente incluído no repertório do trompete, recebendo elogios internacionais de público, crítica e artistas". Philip Smith, principal trompete da Orquestra Filarmônica de Nova York, afirma que o Concerto para Trompete Arutunian está tão arraigado no repertório do instrumento que os estudantes usam frequentemente "como uma parte da audição na Juilliard". Uma das razões para esta peça seja tão popular entre os trompetistas é a sua virtuosidade. Tem belas melodias e passagens muito rápidas. As características rítmicas e melódicas da música popular armênia influenciam todo o Concerto. Embora não seja dividido em movimentos formais, o Concerto consiste em cinco seções principais conectadas.

Discografia:

§ Concerto para trompete e orquestra. Bernar Sustro, trompete. Orquestra Filarmônica de "Des Pays de la Loire". Maestro: Mark Sustro. PierreVerani. PV. 78801. França, 1987

§ Concerto para trompete e orquestra. Timofey Dokshitser. Orchestra do Teatro Bolshoi. Condutor: Gennady Rozhdestvensky . TD - 950101 - AT 2000. Bulgária

§ Concerto para trompete e orquestra. Jouko Harjanne, trompete. Orquestra Sinfônica de Kuopio ". Condutor: Pekka Savijoki. Finlândia

§ Concerto para trompete e orquestra. (Cadence por Sandoval A.). Arturo Sandoval, trompete. A Orquestra Sinfônica de Londres. Maestro: Luís tem. RCA Victor 09026-62661-2. EUA, 1994

§ Concerto para trompete e orquestra. (Arranjo para trompete e orquestra de sopros por Roger Harvey). James Watson, trompete. "The Black Dyke Mills" Orchestra. Condutor: Harvey Roger. Doy CD 036. EUA, 1994

§ Concerto de trompete e orquestra. Harri Lidsle, trompete. A Orquestra Sinfônica de Oslo. Condutor: Almila Atso. Mils 9651 Finlândia, 1996

Para saber mais:

    Trumpet Concerto in A-flat major (1950), By Jason Sundram

    quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

    Partituras para Trompete

    Está precisando do Arban, da Sonata de Paul Hindemith, trios, do Aebersold Jazz, etc.?
    Navegando pela net encontrei a Sheet Music Plus. O acervo é grande e o preço muito convidativo. Com o dólar mais barato podemos dizer adeus àquelas "xerox" e organizar uma boa biblioteca para trompete.
    Fiz algumas compras e todas chegaram em tempo.
    Recomendo.
    Para saber mais, clique aqui.

    terça-feira, 18 de janeiro de 2011

    Statements, novo CD Schlueter

    2011 começa com um presente para os trompetistas e os apreciadores da boa música. Charles Schlueter lança "Statements", [em português] "Demonstrações". Parece um título apropriado para este CD. É o título da obra Albert Tibério. Este CD inclui a Estreia Mundial da Odisséia, On the Cusp, e Statements. Também inclui Quiet City de Copland, Prayer of Saint Gregory, por Hovhaness. Ronald Feldman, conduz a Orquestra de Câmara de Berkshire.
    Para adquirir o seu clique aqui.
    Vamos aguardar um pouco para ouvir ao vivo.