quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mestrado 2011 EMAC/UFG - Novo Edital

Prezados,
O Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFG divulga o Edital Complementar para novo Processo Seletivo.
Mais informações, clique aqui.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Honegger Intrada - Artigo

Duas saídas para uma Intrada
View more documents from Tonicocardoso.

Publicado na Revista DAPesquisa, Nº 7 [Ago/2009 a Jul/2010], ISSN: 1808-3129.

Para conferir a revista, clique aqui.

sábado, 4 de dezembro de 2010

História do Trompete

Sons do passado.
Encontrei uma gravação, com data de 1896, que pode ser a mais antiga realizada nos Estados Unidos.
Aproveitando as duas últimas postagens sobre a evolução dos trompetes, disponibilizo a gravação de Commodore Polka pelo trompetista William Paris Chambers (1854-1913), grande professor e regente de banda. Ocupou uma posição única na história da gravação: para a Berliner Co. gravou trinta e cinco solos, solo com quarteto de metais e três duos com John Snow. Seus mais conhecidos solos gravados foram Commodore Polka, A Bunch of Roses e The Seraf.

domingo, 21 de novembro de 2010

Monette Video Samadhi Schlueter

O Monette criou um canal de vídeo interessante para conhecermos seu trabalho no Facebook. Agora, podemos acompanhar a evolução do trompete em tempo real.
Em 2002 tive a oportunidade de visitar a fábrica para ajustar meu AJNA. Foram três dias de trabalho, todos os envolvidos paravam suas atividades para me ouvir tocar, discutiam e realizavam os ajustes.
São oito anos com meu AJNA estudando todos os dias, e cada dia o instrumento está melhor e mais fácil de tocar.
Assisitindo ao vídeo da fabricação do Samadhi do Mr. Schlueter, lembrei da atenção de toda a equipe da fábrica e da felicidade em conhecer um novo cliente.
Em 8/11/09 tive a honra de tocar com Mr. Schlueter, no New England, na estreia do instrumento: que som!
David não faz um instrumento, faz uma obra de arte.

domingo, 14 de novembro de 2010

Basics Plus

Existem muitos métodos escritos para trompete e boa parte deles é apenas uma variante dos métodos mais tradicionais ou a sistematização de algum aspecto técnico do trompete.
Navegando pela rede encontrei o Basics Plus, um método para a prática de fundamentos e para a prática diária. Ele traz exercícios com bocal, estudos de notas longas, controle do ar, sonoridade, arpejos, escalas, intervalos, flexibilidade e desaquecimento. Nas 152 páginas o trompetista encontrará instruções em cada capítulo em páginas que podem ser removidas para revisão das dicas enquanto pratica os exercícios.
O autor sugere que o praticante deve encontrar sua própria rotina de acordo com suas necessidades.
Basics Plus apresenta os estudos escritos para 1 e 2 trompetes. Se você estuda sozinho, a parte do 2º trompete, uma simplificação da parte do 1º trompete, serve como um exercício preliminar para o estudo principal.
Se você tem a possibilidade da prática em duo, com um colega ou seu professor, aproveite para transformar o estudo em uma prática da música de câmara. A prática em grupo fortalece a disposição para o estudo. O autor sugere que se use a imaginação criando variações sobre os exercícios com o decorrer da prática, desenvolvendo sua criatividade e musicalidade.
Basics Plus é um grande resumo de diversos métodos. Prático para os trompetistas que não abrem mão de uma rotina diária durante viagens e muito interessante para reforçar alguns fundamentos nas férias que se aproximam.
O livro custa cerca de R$70,00 e pode ser adquirido em: http://www.basicsplus.info.
GUGGENBERGER, W. Basics Plus: Studies for 1 or 2 trumpets. Alemanha, Rundell Music, 2004.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

35º Festival Nacional de Música da EMAC/UFG

Foram somente três dias de uma convivência muito agradável e produtiva para os trompetistas participantes do 35º Festival Nacional de Música da EMAC. O convidado para essa edição do festival foi o Prof. David Spencer, da Universidade de Memphis. Ele se mostrou muito descontraído durante as aulas, apresentando uma metodologia de estudos diários e abordando assuntos pertinentes ao trompete e ao fazer música. As suas dicas sobre preparação mental foram importantes para dismistificar e tirar o foco da técnica trompetística baseada na força e na embocadura. Segundo ele, o som é o mais importante e para adquiri-lo, muito ar e um estudo diligente.
Fomos brindado com um belo recital, com obras de Tull, Ewazen e Turrin, todos compositores americanos. A apresentação contou com o som do euphonium do Prof. Wilson Dias e a narração dos poemas da Prfª Marília Alvares. Sucesso total!
Agradecemos ao professor pela sua disposição e até uma próxima oportunidade.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

35º Festival Nacional de Música da EMAC/UFG


















Para obter mais informações sobre o Festival, clique em:

http://www.musica.ufg.br/


Faça sua inscrição clicando aqui.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Villa-Lobos

A Rádio Phylarmonia está com toda a programação dedicada à obra de Heitor Villa-Lobos.
Basta clicar na barra lateral.

domingo, 3 de outubro de 2010

Fotografe: Programa Musical

Fotografe: Programa Musical: "Sexta-feira. Final de expediente... Nada melhor que ir pra casa descansar... Que nada! Tem sim! Tem muita coisa prá se fazer numa sexta. A t..."

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vibrass

Mais uma novidade no mercado: o Vibrass. O aparelho é um massageador labial onde pode-se adaptar bocais ou palhetas duplas (oboé ou fagotes).
O inventor, Hubert Wegscheider, desenvolveu um equipamento para relaxar os lábios cansados. Segundo Hubert, pode ser utilizado para acelerar o aquecimento e o desaquecimento, pois as suaves vibrações irrigam de sangue a área dos lábios.
O Vibrass é o resultado de uma pesquisa séria com a participação de instrumentistas e avaliação médica, com um laudo que pode ser lido diretamente através do link.
O site é bem estruturado e traz importantes informações sobre o produto e o fabricante, a lista dos que utilizam o Vibrass e a possibilidade de compra on-line com entrega em todo o mundo.
Em um ambiente onde a tecnologia sempre é bem recebida pelo público, o Vibrass, eficiente, ou não, deve vender bastante. O preço? Salgado: cerca de R$260,00.
Em minha opinião, o equipamento é desnecessário. Melhor que pensar em relaxar os lábios, é poupá-los do cansaço respirando muito. Parar antes de cansar previne dano aos músculos e permite a elaboração de um plano de estudo mais eficiente. Economize seu dinheiro.

domingo, 5 de setembro de 2010

Guia do Estudante 2010










Guia do Estudante reconhece a qualidade da UFG


Quarenta e quatro cursos de graduação foram destacados pela publicação.
Saiba mais.

sábado, 24 de julho de 2010

Flávio Gabriel

Depois de sua conquista no concurso realizado no Festival Internacional de Praga, Flávio concedeu essa breve entrevista sobre sua participação e preparação para tão importante evento.
Tenho certeza que todos vão aproveitar suas palavras e seu exemplo.

Obrigado Flávio.

domingo, 18 de julho de 2010

Surdinas para estudo: Ter ou não Ter? Eis a questão.

O jornal da Associação Internacional de Trompete trouxe na edição de junho de 2010 um artigo assinado por Robert Redmond com a avaliação de diversos modelos de surdinas para estudo.
O artigo foi bem elaborado e apresentas as surdinas avaliadas em contexto de Volume, Afinação, Tocabilidade (Resistência) e Preço.
Antes de citar as surdinas, vale considerar: Para que serve uma surdina de estudo? Resposta: Para se poder praticar em qualquer lugar e qualquer hora. Mas essa prática é eficiente? Para mim, não! Praticar não é só o exercício muscular de lábios e dedos, praticar é ouvir o som, suas cores e seu formato. Penso que esse equipamento tenha mais uma função psicológica que prática.
Não foi possível praticar hoje? Aproveite a noite para descansar, ouvir ou ler algo sobre seu repertório. Você não vai esquecer como tocar até amanhã.
A sugestão que faço, é que a surdina seja utilizada para aquecimento para aqueles que se sintam mais confiante na hora de tocar. A experiência pode mostrar que o aquecimento é importante mas não fundamental. A dependência do aquecimento pode gerar uma ansiedade desnecessária que pode prejudicar a performance muito mais que a falta de umas poucas notas antes da apresentação.
Pela própria avaliação do artigo, nenhuma das surdinas obteve nota máxima em todos os itens, ou seja, a mais afinada, não é a que produz menos som, nem a mais fácil de tocar.
Agora, se sua situação não permite que você estude por poucos dias, considere a possibilidade se isso for proporcionar mais conforto físico e mental.
Ano passado, ao realizar a turnê pelos Estados Unidos, simulei todas as situações em recitais aqui no Brasil, dirigir várias horas, ficar em hotéis por dois dias sem estudar e no dia seguinte tocar um recital de 1h15m, chegar em locais sem estrutura para descanso antes da apresentação e muitos outros fatores que poderiam influenciar na performance. Só não foi possível simular uma gripe.
A parte musical estava pronta, estudar um dia há mais não iria trazer novidades. A mente estava tranquila pois na simulação as coisas funcionaram, logo, a surdina de estudo seria apenas um peso há mais na bagagem. Porém, se isso traz algum conforto para seu melhor desempenho, escolha um bom modelo e divirta-se sem ficar refém do equipamento.
Os links para os modelos citados no artigo encontram-se na barra lateral em Surdinas.
O quadro abaixo é a transcrição da avaliação dos diferentes equipamentos.
Practice mute
View more documents from Tonicocardoso.

Extraído de REDMOND, R. The Latest in Practice Mutes, in: International Trumpet Guild, Vol. 34, nº 4, Jun, 2010, p.64-67.

Clicando aqui, você encontra uma tabela de comparação com mais detalhes.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mestrado 2011 EMAC/UFG

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DA TURMA 2011 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – MESTRADO EM MÚSICA.

Informações: Clique aqui.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DUDA Suíte Monette

Concerto 2010 da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado "Ciranda da Arte" da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, Realizado no Teatro Madre Esperança Garrido dia 16/06/2010.
Trompete Solo Prof. Antonio Cardoso
Trombone Solo So. Emanuel Rodrigues



domingo, 4 de julho de 2010

Radegundis

Radegundis. Radega. Cabra bom!
Conheci o Radegundis em 22 de julho de 1989, no Seminários Pro-Arte, no Rio de Janeiro, onde o Quinteto Brassil ministrou uma semana de aulas. Incrível aquele trombonista! Ouvir Czardas ao trombone pela primeira vez foi insequecível.
Nos anos que se seguiram fui aos quatro cantos do Brasil ter aulas com o Nailson e o Schlueter e nessas viagens fiquei muito próximo do grupo e seus integrantes. Tenho muitas histórias divertidas, muitas situações em que o lado humano do Radega se destacou.
Tenho uma dívida eterna com ele. Na década de noventa, eu ia pedir demissão dos meus trabalhos em Vitória e ir para João Pessoa fazer o bacharelado. Numa conversa informal ele me aconselhou: "Não faça isso! Quando você voltar não haverá mais espaço para você trabalhar em sua cidade. Continue participando dos festivais para manter o contato, mas não peça demissão dos seus trabalhos!" Esse conselho foi decisivo: poucos anos depois pude fazer o mestrado e o doutorado com o Nailson e hoje estou aqui na UFG. Sem o seu conselho, seria grande a possibilidade de nada disso ter acontecido.
Em toda minha trajetória dentro da universidade, o Radega nunca mediu esforços para estar presente nas bancas de mestrado e doutorado, uma correria... ele saia de madrugada de João Pessoa, chegava correndo para a defesa e no mesmo pique voltava para casa. Nessas ocasiões, tive a honra de tocar com ele a Suíte Monette e a Fantasia para Trompete e Trombone do Maestro DUDA.
Nos nove Encontros Internacionais de Metais realizados em Vitória, Radega nos alegrou com sua presença e sua música. Foram inesquecíveis os bobós lá em casa, com prato na mão e copo de bebida no chão e a gargalhada fácil sempre presente. Minha família, meus pais, todos, tinham um carinho muito grande por ele.
Ano passado, ele veio fazer um recital aqui em Goiânia. Antes, ministrei uma palestra sobre o recital. Foi nosso último encontro, sempre marcado pela alegria e pelo exemplo a ser seguido.
Grande Radega, MUITO obrigado por tudo.

domingo, 20 de junho de 2010

Rádio Phylarmonia

Prezados,
A Rádio Phylarmonia já está no ar. O acesso pode ser feito pelo link no topo da barra ao lado. A rádio é baseada na web e é uma ação do Programa Vale Música Academia de Ensino - ES.
Em 24 horas de programação, poderemos ouvir Grandes Compositores, MPB Compositores, Jazz & Bossa, Samba & Choro, Música Regional e Instrumentos & Instrumentistas.
A definição da grade envolverá toda a comunidade Vale Música: alunos, professores e ex-alunos, e contaremos com a colaboração de grandes personalidades do meio musical que assinarão alguns programas.
No Núcleo de Musicalização Infantil em Novo Horizonte, as crianças participarão ativamente da elaboração da programação, definindo os compositores, instrumentistas e outras grades.
A Rádio Phylarmonia é uma ação educacional e cultural do Programa Vale Música Academia de Ensino ES. Uma realização da Phylarmonia e Fundação VALE.

domingo, 13 de junho de 2010

Suite Monette

Dia 16 de junho, quarta-feira, eu e o "Chico" estaremos tocando a Suíte Monette (DUDA) com a Banda de Sopros e Percussão do Cerrado Ciranda da Arte no Teatro do Colégio Santo Agostinho, aqui em Goiânia.
Está soando bem.
Aguardo todos por lá!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Lacerda in Memphis

Gravação ao vivo da apresentação na Universidade de Memphis em 20/11/09.
Para baixar clique no link abaixo:
http://www.sendspace.com/file/lrnb3j

domingo, 4 de abril de 2010

Mais partituras

O All classic disponibiliza um excelente material para orquestra. Não encontrei os concertos para trompete, mas vale uma conferida.
Para acessar clique aqui.

sábado, 6 de março de 2010

Finale

Quem usa o Finale para edição de música vale visitar o Blog do Finale.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Partituras

No suplemento de outubro de 2009 (Vol. 34, nº1) do International Trumpet Guild Journal, um artigo escrito por Ellis Workman, "Fontes gratuitas de partituras para download", o autor lista uma série de sites para "baixar" partituras gratuitamente. Segue a relação dos endereços sugeridos e um comentário sobre cada deles.

O IMSLP disponibiliza um grande acervo de obras orquestrais. A busca pode ser feita por compositor, gênero, período e instrumentos. É uma fonte para estudos e transcrições.

Música para metais divididas em Estudos para Trompete, Solos, Conjuntos e uma coleção de acompanhamentos MIDI para trompete solo. Na seção de Estudos encontramos melodias clássicas que podem servir para estudos de transposição.

Preciosidades como "Um Americano em Paris" e "Jupiter", de Holst, podem ser encontradas nesse endereço. Arranjos dos mais variados níveis, com grande qualidade. Ja toquei os dois arranjos citados. São muito bons!

Arranjos para quinteto, repertório padrão com Haydn, Hummel, Neruda, Teleman e outros. Encontram-se algumas partes de orquestra e peças barrocas transposta para Trompete em A.

Uma coleção eclética inclui arquivos em .pdf criado a partir de vários programas de edição. Alguns arquivos incluem audio em mp3 e MIDI. Destacam-se trabalhos para Trompete e Orgão, Trompete e Cordas e quartetos para Metais.

A maior contribuição desse site é a inclusão de transcrições de gravações de Maurice Andre, Alison Balson e outros trompetistas. Vale visitar!

No link, clique em "Performing Arts, Music" para acessar fotografias, gravações e partituras.

O acervo conta de uma grande coleção de partituras escaneadas com uma boa ferramenta de busca.

Nesse endereço encontra-se muita música de câmara e música para órgão.

Uma coleção eclética que pode-se buscar por instrumento ou compositor.

Comunidade on-line de compositores e arranjadores compartilhando seus trabalhos . Requer a instalação do Sibelius Scorch para download.

Comunidade on-line com músicas em domínio público.

Contém preciosidades dos grandes compositores para banda de música.

Excelente material de consulta para professores.

Transcrições de solos com informações biográficas e lista de gravações.

Transcrição de 98 solos. Ouça os primeiros 30 segundos de cada solo e baixe a transcrição completa. Transcrições originais.

Partituras de Choro e Samba em formato .enc disponíveis para download.

Músicas em formato .pdf com melodia e arranjo para piano, todas cifradas e com letras.

"Este museu foi criado sem nenhum fim comercial. É uma homenagem à memória musical brasileira! Todas as partituras estão disponíveis aqui gratuitamente apenas para a consulta pessoal de músicos e estudantes de música. Elas foram transcritas de gravações e revisadas pela nossa equipe de músicos."
A busca pode ser feita por Música Brasileira, Jazz e Música Clássica.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Começar de novo...

Depois de um merecido descanso, é hora de voltar às atividades trompetísticas. Independente do tamanho das férias, uma coisa é certa: estamos fora de forma. Completamente natural, pois tocar trompete é uma atividade física intensa, e o conjunto dos músculos que compõem o sistema "que toca" não funciona.
O "re"-começo sempre parece muito difícil. As aspas chamam a atenção pois não começamos de novo, não esquecemos como tocar, como conectar as notas, como separá-las... Não desaprendemos, simplesmente temos que relembrar, fazer com que nossos músculos, respiratórios principalmente, trabalhem como no melhor da nossa forma.
Como estamos falando de músculos, temos que respeitar os limites para que não ocorram lesões que atrasarão o processo.
A minha rotina depois de 40 dias de férias, as mais longas em 24 anos, começou com caminhadas e corrida leve, para fortalecer o sistema cardiorespiratório. No trompete minha prática consiste em praticar Clarke, Estudos Técnicos; Schlossberg, escalas maiores e menores com diversas articulações e em duplo stacatto.
A seguir, triplo stacatto com intervalos. É importante descansar entre cada série, respeitando seus limites. Nunca sinta dor ou desconforto.
Finalizando, arpejos em direção ao agudo, sem forçar, em uma dinâmica confortável.
Pronto! Os fundamentos foram repassados e tenho certeza que não esqueci como se toca.
Faz parte de meu planejamento no começo do ano, escolher o repertório pensando nos recitais, nas aulas e nos solos que aparecerão no decorrer do ano. Escolha obras novas, inclua peças que há muito tempo você não toca e prepare dois programas com estilos diversificados.
Pratique as peças respeitando seus limites, não se canse!
Inclua alguns minutos de estudos de transposição e após, trechos orquestrais. Separe os livros que vc pretende ler durante o semestre, os Cd's que vai ouvir... a palavra é organização.
Eu nunca toquei o Carnaval de Veneza em público, mas é o meu termômetro para saber como as coisas estão. No Carnaval encontramos intervalos, escalas, duplos e triplos stacatti, ligaduras, enfim, bom para começar o ano.
Por fim, comece praticando por uma hora e aumente progressivamente o tempo de prática, dinâmicas e extensão. Em uma semana, vida normal
Tenha em mente que, como afirma John Wooden: "Falhar na preparação é preparar-se para falhar".