segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Osvaldo Lacerda


Do Compositor paulista Osvaldo Lacerda, escolhemos duas obras para compor o repertório: Invocação e Ponto e a Sonata, ambas para Trombeta e Piano, conforme determinação do compositor.
As duas obras não são as únicas que foram escritas para Trompete por Lacerda, mas representam o alto nível das composições brasileiras para o instrumento e apresentam desafios de ordem técnica e musical para ambos intérpretes.
Invocação e Ponto, traz as influências africanas dos cultos religiosos. A melodia da Invocação, contrasta com a percussão do Ponto de macumba, onde a acentuação é desolocada e o pianista percute com o nós dos dedos na madeira do piano. Podemos ouvir a presença dos atabaques e a presença da africanidade e sua influência na música brasileira.
A Sonata pode ser incluída como das melhores obras do gênero para Trompete e Piano. Obra de grande duração, profunda e estruturalmente bem definida, permite ao duo mostrar musicalidade, entrosamento e domínio técnico dos seus instrumentos. A Sonata, para mim, é sempre uma nova obra em cada apresentação, visto o amplo espectro de possibilidades interpretativas a serem exploradas em cada nova performance.
Tenho certeza que as duas obras representam muito bem a música brasileira e o compositor paulista que mais escreveu para Trompete.
Saiba mais sobre Osvaldo Lacerda clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário