
Na sexta-feira passada, dia 17, estive em Campinas - SP, ministrando Master-class para a turma de Trompete inscrita no 1º Festival de Metais de Campinas.
Tenho certeza que presenciei o nascimento de um grande Festival de Música no país, pois uma primeira edição com um número expressivo de professores e apresentações artísticas, certamente já nasce fadado ao sucesso.
Realizar um festival de musica instrumental em qualquer época do ano já seria um desafio, ainda mais em julho, onde se realizam os Festivais de Campos de Jordão - SP e Londrina -PR, dois dos maiores e mais tradicionais do país.
A iniciativa coloca a cidade de Campinas no circuito dos grandes festivais de música, agregando valor cultural, social e turístico à cidade, vide o exemplo de Campos do Jordão. Tenho certeza que o poder público e os empresários, que não mediram esforços para a realização do festival, estão atentos à importância do evento para a cidade.
A minha master-class foi bastante produtiva. Os alunos eram participativos, tornando a aula muito rica com a troca de informações e o debate sobre temas comuns ao trompete e a música. Foram três horas muito agradáveis e divertidas. Alguns participantes tocaram obras escritas para trompete onde ficou evidente a qualidade dos instrumentistas formados na região.
Ao final da classe, toquei o "Solus", Stanley Friedman, para Trompete Solo. Antes de tocar, pedi que todos observassem os tópicos abordados em sala e sua aplicação na performance: articulação, respiração, resistência, ritmo, bater o pé e outros.
Em outra postagem incluo o vídeo e comentários sobre a obra.
Foi uma satisfação muito grande participar do Festival, muito obrigado ao Paulo Ronqui pelo convite. Rever os amigos Flávio e Paulinho, conhecer o Fernando Morais e o David Spencer, professor de Trompete da Universidade de Memphis - EUA, assisitir ao recital do mesmo e à apresentação do Eufonista Steven Mead, apreciar o Metallumphonia... tudo isso em 24 hs de permanência na cidade.
Meus sinceros agradecimentos e parabéns ao envolvidos: a turma do "aeroporto", ao Paulinho, ao poder público, aos empresários e acima de tudo aos alunos e espectadores dos eventos.
Sucesso nas próximas edições!
Nenhum comentário:
Postar um comentário