
A postagem sobre proteção dos lábioS tem sido bastante acessada e, atendendo aos pedidos, vamos desenvolver um pouco mais o assunto.
De uma maneira geral, os trompetistas são afccionados por lábios (embocadura). Eu não poderia diminuir a importância dos lábios, visto que ele é para o trompete o que a palheta representa para o saxofone, por exemplo, Com a vantagem de não precisarmos trocar e manter na água durante a prática, além de ser bem mais econômico!
A estrutura dos lábios é formada por vários músculos. O mais importante é o orbicular dos lábios, o único músculo da face a se apoir nos outros músculos e não nos ossos do crânio. Como está preso aos outros músculo da boca é também o que mais trabalha. Assumindo grande variação de formatos.
O orbicular é um músculo frágil e ao mesmo tempo forte, principalmente em conjunto com os outros músculos da face. Como todo músculo envolvido em uma atividade física, tem que ser bem tratado para um melhor rendimento.
O problema começa, ou os problemas começam, quando o trompetista transforma o lábio no centro de suas angústias, de seus problemas técnicos e suas consequências musicais. O lábio é o elemento que vibra, mas não produz a vibração. O lábio vibra na medida que o ar passa por ele, ou seja, uma boa vibração labial está condicionada à um ar/repiração de qualidade.
Um ar insuficiente obriga ao trompetista á pressionar o bocal contra os lábios, causando sofrimento do músculo. Vamos pensar: de um lado, uma parede (dentes), do outro metal (bocal), no meio sob pressão, os lábios...
A verdade inquestionável é que o lábio de todo trompetista é exigido ao máximo, mas devemos mudar o foco, concentrando na respiração toda a responsabilidade por tudo que acontece, se foi bom, respiramos bem, se não foi como gostaríamos, respiramos mal. O lábio não tem nada a ver com isso! Preserve-o! Salve um lábio! o seu lábio!
O Prof. Edgar Batista dos Santos "Capitão", várias vezes me falou que o lábio só suporta 12 segundos sem afastar o bocal. A partir desse tempo, falta irrigação sanguínea e o músculo começa a sofrer. Mais uma vez volto à respiração, pois os 12 segundos seriam um sonho em algumas obras... lembre-se do último movimento da Sonata (Hindemith)... o coral... Respirar diminui a pressão do bocal sobre os lábios (O quarto dedo da mão direito pode ajudar. Deixe-o fora do apoio, afinal o trompete não vai fugir!)
Porém, o lábio inchou! E agora? Se vc estiver estudando, pare! Aproveite o tempo para ler, ouvir, caminhar, correr... não insista! Vai ser pior!
Um lábio inchado causa perda do controle muscular, deformação na abertura dos lábios, perda das sensações nos lábios, alteração na circulação sanguínea e endurecimento do tecido, ou seja, complicou! Já era! "Foi!"
Pare! Recomece amanhã refletindo sobre o que causou o inchaço.
Dentre as causas, destacamos: alergias ao bocal, comidas salgadas e apimentadas, infecções, gripes e febres, medicamentos, refluxo, dentre outras. A maior causa de inchaço é a demasiada pressão do bocal. Por isso, RESPIRE MUITO, e não coloque o quarto dedo da mão direita no aopio.
RESPIRE, toque, pense na música que está fazendo, reflita e apague a palavra EMBOCADURA da sua cabeça! RESPIRE SEMPRE E MUITO!
muito interessante essas dcas, p/ mim foi de grande valía, valeu mesmo!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ResponderExcluirContinue passando por aqui. Aproveite e faça suas sugestões para melhorarmos esse espaço de discussão sobre o trompete.
Grande abraço,
Tonico, eu estudo guitarra a uns 9 anos e estou lendo sobre trompete a pouquissimo tempo e meu irmão me deu uma informação que eu fiquei meio preocupado ja que estou muito interessado em aprender o trompete (apesar da guitarra ser meu instrumento principal). a informação foi: "trompete causa calos na boca" isso me assustou um pouco e me deixou frustrado ja que toco blues. Me tire essa dúvida por favor! Muito obrigado.
ResponderExcluirGabriel,
ResponderExcluirFelizmente o trompete não causa calos nos lábios. O que causa uma marca é o excesso de pressão do bocal contra em direção aos lábios. Para evitar, tire o quinto dedo da direita do apoio quando for estudar e respire muito. Os lábios não são os responsáveis pela produção de som, que é produzido pela vibração do ar no interior do instrumento. Respeite seu corpo, se estiver cansado, faça uma pausa, aproveite para ouvir os grandes trompetistas tocadores de blues.
Não se esqueça: não faça força para tocar, o trompete é um instrumento leve, apesar da grande pressão interna.
Sucesso,
Muito obrigado Tonico, e seu blog agora e minha página inicial. Quem sabe não serei bom um dia.
ResponderExcluirGabriel,
ResponderExcluirMuito obrigado. Com o blog, espero contribuir um pouco com todos nós trompetistas e apaixonados pelo instrumento.
Qualquer contribuição sua será muito bem-vinda.
Sucesso,
Tonico, apesar do conhecimento me excedi numa prática de grupo e machuquei meu lábio superior. Sabe se é possível o lábio voltar ao normal praticando com suavidade?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirVc deve ter excedido bastante. Agora você deve descansar. Fique um dia sem tocar. No segundo dia, faça um pouco dos estudos técnicos do Clarke, em piano ou pianíssimo. Não toque por longos períodos, tenha sempre intervalos de repouso.
Como todo músculo, seus lábios precisam se recuperar. Nunca machuque seus lábios, pois se isso ocorrer com frequencia, pode danificá-los permanentemente e o prejuízo pode ser irreparável.
Bom trabalho.
Ola Tonico.
ResponderExcluirTenho um problemazinho.
Ando numa Banda Filarmónica aqui da minha terra, há já 23 anos, toco trompete e há um anos para cá tenho tido dificuldades em tocar. Ao começar um ensaio ou um concerto consigo tocar e as notas ate me saem bem, depois o meu lábio superior começa a fraquejar e vinca, fico sem conseguir dar as notas agudas, o som já não sai direito e os músculos dos lábios parece que ficam atrofiados, perco pressão ao apertar os lábios.
Se já teve algum conhecimento deste tipo de problemas, ou um meio de treino para dar a volta a esta situação agradecia imenso.
Obrigado.
Cumprimentos.