domingo, 31 de maio de 2009

Escolhendo o repertório.

Em novembro próximo, eu e a pianista Paula Gálama nos apresentaremos em algumas universidades nos Estados Unidos. Os convites chegaram em função da boa repercussão do recital realizado em novembro de 2008 na University of Kentucky, em Lexington. Na oportunidade, “demos uma canja” em algumas igrejas onde estavam presentes diretores de algumas universidades que agora nos convidam para novas apresentações.
Para esse ano, além dos recitais acontecerão master-classes para estudantes das universidades envolvidas e outras que se dispuseram a enviar seus alunos. A Paula vai realizar um recital de piano solo no dia 14/11 na Campbellsville University.
O objetivo da viagem é divulgar música brasileira para Trompete e Piano. Ao mesmo tempo em que viabilizamos os patrocínios e agendamento das apresentações aqui no Brasil, começo a montar os programas, a escolher o repertório. Apresentaremos dois programas, ambos com obras de diversas épocas e compositores significativos para o trompete, desde Santana Gomes, em 1900, até os atuais.
O programa para essas apresentações pode ser definido como um panorama do trompete no Brasil através de seu repertório, das primeiras às ultimas. O meu cronograma estabelece o mês de junho para definição do repertório dos programas, logo, mãos à obra!
Abçs,

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Shostakovitch


Ao entrar no Theatro Carlos Gomes para o primeiro ensaio, qual foi minha surpresa com a sonoridade da OFES, não que seja um novo som, mas por vinte anos eu estava dentro e agora ouço com ouvidos de ouvinte. A orquestra estava com um som amplo, quente e internamente equilibrado.
Os ensaios transcorreram tranquilamente. A pianista Irina Voro tinha completo domínio técnico e musical da parte, e o Maestro Marcos Arakaki conduzia as cordas, superando os desafios da obra.
No dia do concerto, a energia estava boa, eu estava muito feliz por estar tocando uma obra muito significativa para o repertório de um trompetista. O trompete tem uma função especial nesse concerto. Ele não apresenta virtuosidade quando comparado ao piano, mas é responsável pelo brilho e pelo caráter giocoso do terceiro movimento. O segundo movimento traz a exposição do tema: hora de mostrar as possibilidades dinâmicas e timbrísticas do instrumento, ainda mais que no movimento que se segue encontram-se elementos de "fanfarras" e dinâmicas em fortissimo.
Foi um grande prazer em tocar com a OFES. Agradeço ao Maestro Helder pelo convite e posso dizer que foi muito bom tocar em casa.

Recital 13 maio


Fotos: Jonas Figueiredo
No último dia 13, apresentei meu primeiro recital como Professor de Trompete da EMAC/UFG. A sala possui uma acústica muito boa para o trompete. Também foi uma grande satisfação tocar com o Prof. Gunther. Nos detivemos em alguns detalhes da Sonata (Hindemith): atender as recomendações metronômicas do compositor e no coral final, onde analisamos a melodia de acordo com o texto luterano, mudando as respirações em relação às minhas apresentações anteriores da obra.
A Pequena Suíte (Lacerda) é uma obra impregnada de humor. Em uma sala viva como a que tocamos, foi muito divertido ouvir a ressonância dos "cortes". Na sequência, Zaraida Polka (Loosey), obra do final do Séc. XVIII, escrita originalmente para cornet, representando o amadurecimento da família dos trompetes para a interpretação de composições virtuosísticas.
Para encerrar, por sugestão do Prof. Gunther, Suíte Recife (DUDA), obra popular entre os trompetistas.
O Bis, previamente combinado com a platéia, apresentou A Song from the Heart (Ewazen), composição simplesmente bela!
Agradeço a presença de todos e, espero em breve, tocar mais por aqui.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Amigos,

Há algum tempo tenho sido cobrado pela ausência nos Orkut's, My Space's e Twitter's. Ao mesmo tempo sinto a necessidade de aproveitar o cyberspace para divulgar meu trabalho, o que ando fazendo e trocar algumas idéias sobre o trompete. Aproveito a "nova vida nova" aqui em Goiânia, para incrementar as novidades depois de muito tempo imerso nos estudos acadêmicos.

Espero que seja uma canal onde muitas coisas boas apareçam.

Abçs,